Veja como as coisas mais incríveis podem estar acontecendo bem aqui, debaixo de nossos narizes (não do meu, que é tão grande que esconde tudo).
Um telescópio espacial construído para observar rajadas de raio gama – a mais alta forma de energia luminosa – em todo o Universo tem detectado a criação de antimatéria… bem aqui na Terra!
Flutuando na órbita do planeta (isso parece um trecho de alguma música…), o Telescópio Espacial Fermi Gamma-ray detectou colisões de matéria e antimatéria gerada por tempestades, diz a NASA. Este fenômeno nunca havia sido observado.
Trovoadas podem criar campos elétricos e energias intensas o suficiente para acelerar elétrons em direção ao espaço. Quando esses elétrons são desviados por moléculas no ar, eles emitem raios gama (TGF).
Ao colidir com elétrons, esses raios os aceleram quase à velocidade da luz. Alguns raios gama passam no meio do núcleo dos átomos – quando isso acontece, eles transformam-se em um elétron e em seu negativo, um posítron.
Essa dupla escapa para o espaço, onde é detectada por equipamentos como o Fermi. Os cientistas estimam que cerca de 500 TGFs aconteçam no mundo todo dia, mas a grande maioria não é detectada.
Quer entender melhor? Que tal o vídeo abaixo?